Gestão de estoque!
Gestão

Gestão de estoque é um dos pilares que sustenta os resultados!

15 de abr


Já está mais que provado que uma boa gestão do estoque contribui muito para a redução de gastos e custos, principalmente em relação a itens parados, ao evitar a perda de vendas por falta de produtos e auxiliar o empreendedor na tomada de decisão, principalmente na negociação de preços e prazos com os parceiros e fornecedores. Acima de tudo, a falta de controle nessa essa área é um erro substancial que pode comprometer o negócio. Afinal, a gestão de estoque é um dos pilares que sustenta os resultados, garantindo a eficiência do empreendimento e auxiliando na redução de custos e perdas.

Algumas dicas de como fazer controle de estoque:

Realizar inventário de estoque

O inventário consiste na contagem de todos os produtos e as quantidades de cada um. Trata-se de uma tarefa importante que exige atualização periodica. Conforme os dias passam ocorrem as entradas e saídas, é importante acompanhar os fluxos e as movimentações, Assim prevenindo falhas.

Automatizar a gestão de estoque

Gerenciar o estoque de forma manual aumenta e muito as chances de falhas, além de ser uma tarefa complicada. Para ajudar esse processo, é importante automatizar o estoque, ou seja, adquirir um sistema que registre todas as movimentações automaticamente e integre todas elas com outros setores, como financeiro, vendas, serviços e fluxo de caixa.

Treinamento dos colaboradores

Treinar seus colaboradores e fazer com que eles entendam a importância de seguir todas as regras para um bom controle de estoque, e o que deve e o que não deve ser feito. Para que a gestão do estoque seja efetiva, toda sua equipe deve estar informada sobre todas as atividades da gestão de estoque. É fundamental um sistema para ajudar esse acompanhamento de todos os processos.

Controle de quebras e perdas

Mesmo sabendo a real situação do estoque, em certos momentos, ocorrerão perdas. Pode até acontecer, inclusive, uma perda na compra e na venda, caso dos itens com validade vencida. O ideal é sempre gerar status e relatórios com validade e tempo dos produtos.

Produtos parados e sem giro

Produtos sem vendas, devem ser alvo de uma estratégia específica para evitar maiores prejuízos, ofereça descontos, promoções, ofertas para que eles saiam do estoque

Defina processos e fluxos

Defina os responsáveis por cada processo, um mapa mental ou apenas escreva o passo a passo de cada etapa. Quanto mais claro, mais todos entederão, fazendo com que os colaboradores saibam suas atividades, evitando os riscos e mais fácil será resolver os problemas.

Estoque mínimo e máximo

Defina as quantidades mínimas e máximas de todos os principais produtos, para não perder venda porque não possui mais o item e também para não ter qualquer produto demais parado no estque, ou seja, comprar mais ou menos produtos do que o necessário.

Padronizar e detalhar a descrição dos produtos

Sabemos que cada item possui as suas particularidades, contudo, muitas vezes o mesmo item possui as mesmas cores ou tamanhos. Para isso, para minimizar erros, o ideal é padronizar a descrição dos produtos e descrevê-la o máximo possível para garantir o registro completo dos itens e permitir que as análises sejam realizadas com mais precisão.

Atualizar as saídas e entradas

Esse é um dos piores problemas que os empreendedores enfrentam no momento de pôr em prática o gerenciamento de estoque, não atualizar em tempo real o estoque. Se o seu negócio não utiliza um sistema integrado que realiza a baixa automática de seus produtos assim que a venda é concluída, você provavelmente não consegue controlar muito bem as entradas e saídas dos seus produtos.
Essa atualização precisa ser feita imediatamente no momento em que a operação de compra ou venda aconteceu, para que nenhum registro seja perdido e evitar que o controle de estoque e financeiro sejam prejudicados.

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Alvaro

Álvaro Monteiro

Ceo e fundador da Total Control, com mais de 40 anos de experiência, destacou-se em desenvolvimento, implantação, manutenção e gestão de sistemas e processos. Possui uma profunda habilidade para entender problemas de negócios e entregar soluções de alto valor agregado.

Mary Helen

Mary Helen

Coordenadora de conteúdo, atua no setor comercial e marketing há 18 anos, especialista de negócios voltados para a revenda de sistemas erp. Atualmente é responsável pela gestão das contas junto às revendas.

Allan

Allan Neves

Analista Sênior, formado em tecnologia da informação e Ciências contábeis, técnico em Automação Industrial, atua há vários anos no desenvolvimento de soluções e negócios voltado a automação comercial.

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